monica burich no studio da warner bros

ESCLARECIMENTOS

Este material não fazia parte da realidade do meu momento atual, tornou-se aos poucos um grande sonho, que trouxe para minha vida esclarecimentos e elucidações. Por isso decidi compartilhar com outras pessoas a grande experiência que foi essa viagem a o mundo de Smallville.
Minha principal meta é apresentar um material para que os leitores tirem suas próprias idéias e deduções partindo do meu ponto de vista.
Deixo explicitamente transparente que não me julgo uma grande entendedora dos assuntos específicos de cada episódio. Mas, tenho um enorme encanto e constante interesse por esses temas. Me considero uma curiosa e uma amante insaciável de múltiplas áreas. Quero acrescentar também, que meu conhecimento e credenciais profissionais não abarcam essa gama profunda de assuntos. Para me tornar uma melhor conhecedora, apenas me deixei seduzir com o seriado Smallville e me dediquei a pesquisar cada vez mais um grande número de áreas do saber.
Para iniciar esta obra contei com a ajuda de várias pessoas que me motivaram a seguir em frente, com apoio e, sempre me preenchendo de energia, através do mais nobre dos relacionamentos: O de mestre e aluno.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Clark e as dificuldades para se relacionar com Lana

1º Temporada
Durante quase todos os episódios vemos Clark com seu conflito interno por seu amor irrealizado por Lana Lang. Isso não só é demonstrado pelo próprio Clark, mas motivo de muitos diálogos entre os personagens.
O conhecimento de que sua vida pode se tornar fora de controle, por causa de seus super poderes e a responsabilidade que eles lhe acarretam, obrigou Clark a se distanciar de Lana, a mulher que ele ama profundamente.
Por isso me questiono do se a fraqueza de Clark é apenas a kryptonita. Não, eu diria que é Lana Lang também...

No (1.01) Chloe afirma que Clark não consegue se aproximar de Lana sem dar vexame.

Muitas história apresentam heróis fortes, valentes e invencíveis que, desafiam todo tipo de forças até as mágicas e superiores, com aventuras que invadem castelos, enfrentam dragões e monstros terríveis, bruxas e gigantes e acabam sempre vencendo, encontrando um tesouro, casando com uma bela princesa e sendo coroado de jubilo subindo a um trono. Poucos são as histórias com heróis ingênuos ou tolos, que são confusos, que ficam indecisos, duvidam de sua própria força, tem medo de fracassar, que acabam fazendo coisas desastradas, mas, no fim, sempre ou quase sempre tudo acaba bem.
Segundo o auto Ricardo Azevedo “No fundo, (...) esses heróis atrapalhados são mais humanos e, na sua fragilidade, muito mais parecidos com todos nós."
E isso nós vemos em Clark em sua trajetória de descoberta de suas habilidades ele passa como a maioria das pessoas por medos, duvidas e indecisões. E no primeiro capitulo vemos isso claramente mostrando esse lado


No (1.02) Lex compara a disputa de Clark pelo amor de Lana com Whitney, seu atual namorado com a batalha de Tróia* que começou com uma disputa por uma mulher ( Helena de Tróia) Lex entrega a Clark o colar de Lana que ele achou no milharal dizendo:
“ Lex – Não se preocupe Clark, tenho seu cavalo de Tróia.”

*A batalha de Tróia foi conhecida como o Ciclo Troiano: a partir dos dois grandes poemas Homéricos, a Ilíada e a Odisséia.
Haveria um grande casamento no Olimpo, e todos os deuses e deusas foram convidados, menos uma, (Éris, a deusa da discórdia), para o casamento de Peleu e Tétis; Éris, entrou inesperadamente na festa e deixou o “Pomo da Discórdia” , uma maça de ouro com a inscrição " para ser entregue a mais Bela de todas". Esta maça foi desejada por três deusas: Hera, Atena e Afrodite. Como não conseguira chegar a um senso comum, e Zeus (deus dos deuses) enviou as três deusas para terem suas belezas julgadas pelo mortal Páris.
Páris filho de Príamo, rei de Tróia. Cada uma das deusas ofereceu um prêmio se fosse a escolhida; Hera ofereceu riqueza e poder ( por ser a esposa de Zeus, era a mais poderosa do Olimpo) , Atena ofereceu habilidade militar (mas somente para as guerras que fossem justas) e sabedoria e Afrodite, chegou perto de Paris e apenas soltou suas vestes. Paris ficou encantado por Afrodite e quis possuí-la. Afrodite então explicou ao jovem rapaz que não seria possível, pois ela era uma deusa e ele um mortal. Ofereceu-lhe então sua replica em beleza n Terra: o amor da mais bela mulher do mundo, Helena. Conferindo a vitória a Afrodite, Paris acabou incorrendo na ira das outras duas deusas, as quais se tornaram daí para a frente inimigas implacáveis de Páris. Logo depois, Páris retornou a terra, sem nada lembrar do acontecido mas se apaixonando imediatamente por Helena. Helena era casada com Menelau, rei de Esparta,. Páris veio visitá-los. Menelau recebeu Páris muito bem com uma festa em seu castelo. Mas Páris pagou esta generosa hospitalidade raptando Helena e fugindo retornando a Tróia. A participação de Helena nesta situação é explicada por Afrodite deixa- lá louca de desejo por Páris . E foi por causa de ato de Paris que os gregos gastaram dez longos anos em uma das mais famosas guerras da história.
( Historia contada pela professora de Mitologia Rubia )

“ Chloe - Não estrague nossa busca por amor por causa de sua paixão pela Lana. “ (1.05)
Chloe dizendo a Clark quando ele desistimula Chloe a sair com Sean.

“Chloe - Seu horóscopo on-line sugere que tente esconder a empolgação... o que acho difícil, já que espera por isso desde que se dá por gente”. (1.05)
Chloe diz para Clark ao saber que ele vai sair a noite com Lana.

“ Pete – Lana , não acredito que haja algo mais importante para ele do que você.” (1.05)

Nenhum comentário:

 

smallville

superman

super homem

clark kent

kansas
krypton