monica burich no studio da warner bros

ESCLARECIMENTOS

Este material não fazia parte da realidade do meu momento atual, tornou-se aos poucos um grande sonho, que trouxe para minha vida esclarecimentos e elucidações. Por isso decidi compartilhar com outras pessoas a grande experiência que foi essa viagem a o mundo de Smallville.
Minha principal meta é apresentar um material para que os leitores tirem suas próprias idéias e deduções partindo do meu ponto de vista.
Deixo explicitamente transparente que não me julgo uma grande entendedora dos assuntos específicos de cada episódio. Mas, tenho um enorme encanto e constante interesse por esses temas. Me considero uma curiosa e uma amante insaciável de múltiplas áreas. Quero acrescentar também, que meu conhecimento e credenciais profissionais não abarcam essa gama profunda de assuntos. Para me tornar uma melhor conhecedora, apenas me deixei seduzir com o seriado Smallville e me dediquei a pesquisar cada vez mais um grande número de áreas do saber.
Para iniciar esta obra contei com a ajuda de várias pessoas que me motivaram a seguir em frente, com apoio e, sempre me preenchendo de energia, através do mais nobre dos relacionamentos: O de mestre e aluno.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Desenvolvimento e descoberta dos poderes de Clark

É muito importante compreender o porque dos poderes de Clark irem surgindo um a um a cada dia.
Como qualquer ser, seja humano ou não ( considerando que Clark não é humano) , digo até em comparação com os animais. Nenhum ser nasce já sabendo tudo, um bebe não sabe falar logo que nasce, e um passarinho também precisa aprender a voar. Um bebê nasce sem dentes, que vão nascendo aos poucos conforme seu crescimento, como os pelos do corpo, etc.
Não consigo ver como um bebe tão pequeno já saberia utilizar todos seus dons, imagine o estrago que ele cometeria?
Então nada mais coerente que os seus poderes vem conforme o seu desenvolvimento.
E foram poucas vezes, que temos tanto conhecimento de um herói, desde uma origem decente , passando pela formação de sua personalidade até a descoberta de seus poderes pouco a pouco, até chegar na adolescência, e descobrir que possui uma força além do comum.

Clark precisa aprender a controlar seus poderes que começam a se desenvolver cada vez mais e ao mesmo tempo levar uma vida normal com seus amigos. Clark não pode sair muito da "normalidade", pois tem que passar despercebido para a maioria das pessoas . Portanto, ele precisa ser meio "invisível para os outros.
E seus pais tentaram tanto reprimir Clark para que não demonstrasse seus dons, que ele passou a ser tímido, e isso é absolutamente normal entre as pessoas, e Clark incorporou este tipo mesmo sem perceber.
O que a serie vem fazendo é mostrar Clark antes de eles ser o Superman. O seu desenvolvimento e sua jornada por descobertas próprias e como ele evolui e cresce até ele se tornar o Superman.
E um grande percurso tentando descobrir quem ele é como pessoa e qual é seu desenvolvimento lá. Eu acho que se ele começar a voar por aí e coloca a capa e o uniforme tão cedo, nós iremos deixar de lado vários desenvolvimentos os quais é o tema básico de Smallville.

Clark desde criança já apresentava alguns poderes: quando saiu da nave, mesmo com o chão em brasa, pisava descalço sem nada acontecer. Ainda bebê levantou uma cama de madeira maciça.
Quando criança já não gostava de altura, pois não ia brincar na casa na árvore com Pete e Greg porque ficava zonzo.
“Martha - Clark nunca pôde fazer nada normal na sua vida inteira. Nada de jogos, nem liga infantil, porque temíamos que ferisse alguém. “ (1.03)

Clark começa a flutuar enquanto dorme, e seu pai se preocupa
“ Jonathan - Se infringir a lei da gravidade, vamos entrar num território novo.” (1.02)

Jonathan queima sua mão ao encostar em Clark, após Clark Salvar Whitney de uma explosão, protegendo do fogo o corpo do Whitney com o seu. (1.02)

No Episódio Metamorphoses, Clark aceita uma caixa de Chumbo do Lex, onde dentro esta o colar de Lana, feito de Kryptonita. Aqui ele descobre que o meteoro verde causa um estranho efeito em seu corpo, mas percebe também que ao fechar a pedra dentro da caixa de chumbo o efeito cessa. Aqui ele descobre o efeito isolante de chumbo para com a reação nefasta da kryptonita com ele.

“Jonathan -Os dons exigem responsabilidades. “(1.03)

No Episódio “ Visões de Raio X” , Clark olha para uma pessoa que tem a aparência do Lex, mas vê algo estranho nele, Clark tem seu primeiro lampejo de visão de raio X olhando uma substância verde dentro dessa pessoa que se passa por Lex.
No mesmo episódio Clark em sua aula de educação física, tem que fazer o exercício de subir corda.
Aqui vemos uma metáfora para a subida da energia no Corpo de Clark, a energia indo para um patamar mais alto, lhe conferindo mais poderes.
E o que significa uma visão de Raio X, fora o efeito óbvio de ver através de objetos sólidos?
O olhar além das aparências, a capacidade de ver o que há por baixo do externo, através da mascara, ver o íntimo, o “ algo além...”
Nesse momento Clark olha para seu amigo Pete, e vê os músculos de Pete, involuntariamente e se assusta com o que está acontecendo com ele.
Na mesma hora ele também consegue ver através do vestiário feminino, vendo sua amada Lana deixar a toalha cair...
A partir daí Clark enfrenta um verdadeiro teste de caráter para colocado entre ver o que é certo ou invadir a privacidade alheia.
“ Martha - Quando tem esses clarões, pode ver através de tudo? Pessoas, objetos?
Clark - Às vezes, vejo através de coisas. Outras vezes, parece raio .
Jonathan - -E é inesperado, vem de repente?
Clark - -Tenho dor de cabeça e acontece. Da primeira vez, achei que era alucinação, daí aconteceu de novo.
Martha -Deve haver um meio de controlar.
Clark -Pessoal, vejo através das coisas. Como se controla isso?
Martha -Você precisa praticar, Clark. Olhos têm músculos como pernas.
Jonathan -Sua mãe tem razão, filho. Olha, você só precisa descobrir um jeito de... condicioná-los para não ter esses clarões fortuitamente.
Clark - Mas que ótimo. E como vou fazer isso?(1.04)

“ Clark - Vi um clarão no esqueleto de Tina Greer. Era estranho e verde. Não parecia humano, como aqueles que se vê em livros de anatomia.” (1.04)

A primeira vez que Clark consegui controlar sua visão de Raio X para ver através de um objeto foi quando ele se concentrou olhando o armário do colégio de Tina Greer, que ele achou o dinheiro que foi roubado do bando. E o interessante que nesse episódio percebemos que a visão de Raio X vai atingindo camadas, e com o tempo Clark passa a controlar até que camada ele quer enxegar, caso contrário ele olhando para uma pessoa olharia até o coração. .. e não é o caso, muitas vezes vemos que Clark opta por olhar mais profundo algumas vezes ou mais superficial em outras.

MÚLTIPLAS VISÕES: Seus olhos podem ver a km de distância e através de objetos sólidos (menos o chumbo). Também irradiam raios de calor intenso e podem identificar composições de elementos químicos formadores de várias substâncias.

Super- inteligência

No Episódio “ Encontros” (1.05) Clark escuta seus pais fazendo conta das dívidas da fazenda, e antes que eles consigam fazer os cálculos na calculadora Clark dá a resposta de cabeça instantaneamente. Esse é um super-poder não muito explorado no seriado, mas sabemos pela historia do “ Super Man” que ele tinha uma raciocíneo mais rápido que as pessoas comuns.
O seriado dá a entender também que Clark não fica muito tempo estudando em casa e apesar disso é muito inteligente, quando seu pai fala “ Trabalhou por quatro, ano passado.” (1.05)

Outra deixa sobre sua inteligência superior é no dialogo com Chloe quando ela pergunta para Clark se Amy Palmer doou sangue, Clark não só confirma como diz a hora e o posto que ela doou, no meio de uma lista enorme de pessoas...
“ Chloe: ... Espere. Amy não doou sangue?
Clark: Às 15:45, posto B.
Chloe: Whoauuu! Você tem uma memória incrível... “ (1.10)

Existe um episódio no Filme do Superman onde a luz do sol é encoberta, e a Terra fica na escuridão por muito tempo. Quando isso acontece o Superman perde os seus poderes. Ele é tipo uma bateria solar: seu corpo absorve a radiação emanada pelo sol amarelo da nossa galáxia e a armazena. Por isso ele não perde os poderes de noite ou quando o tempo está nublado, e seus poderes não enfraquecem enfraquecer. Talvez isso aconteceria se ele saísse do nosso sistema solar.
Em algumas versões, o Superman já chega na Terra com um tipo de estrutura molecular que é alterada pelo sol amarelo. Dessa forma, mesmo que o sol acabasse, explodisse ou ele tivesse que ir nos confins do universo, em outras galáxias, portanto longe da luz solar amarela, ele não perderia seus superpoderes.

Vemos no episódio Perry (3.05) quando ocorre uma eclipse solar que algo semelhante acontece com Clark: mas ele é afetado a cada mudança que ocorre no sol, então ao teoria de que se o sol acabasse não afetaria ele não é verdade, pelo episódio de Smallville ele perderia a sua suas habilidades, já que cada vez que o sol ficava eclipsado ele perdia seus superpoderes.

INTELIGÊNCIA SUPERIOR: Seu raciocínio foi também beneficiado pela radiação amarela fazendo com que este se tornasse infinitamente superior ao de qualquer humano normal; também consta nos quadrinhos sua incrível memória fotográfica através da qual Superman é capaz de descrever com detalhes um cena ocorrida há muitos dias.

Muitas pessoas questionam a forma como Clark segura os objetos.
No filme “ Superman” se existisse algo ou alguém capaz de levantar um avião por uma asa, o peso do avião faria a asa se partir. Por isso muitos “ supermaníacos” passaram a dizer que o Superman não tem superforça, mas sim um poder de 'manipular' a gravidade dos objetos que ele toca. Em outras palavras, ele simplesmente tira a gravidade em torno do "avião" e assim pode levantá-lo facilmente, sem danificar a sua estrutura.
Esta teoria aborda a Existência de um tipo de telecinésia tatil (como o Clark utiliza em Smallville), por exemplo, se ele levantasse um navio com sua superforça o navio partiria ao meio, pois o peso do navio estaria localizado num único ponto (onde ele está segurando, claro), essa teoria diz que ele "envolve" todo o objeto, no caso do exemplo, o navio com essa telecinesia tátil, fazendo o objeto "voar" enquanto ele estiver segurando o navio, seria como se todo o navio perdesse o peso, ao contato com ele já que ele tem um efeito kryptoniano de atuar na gravidade. Talvez o esforço que ele envolve o navio com telecinesia tátil seria o mesmo usado para envolver algo 2 vezes maior ou de qualquer tamanho.
Há quem Prefira deixar as respostas de como Super-homem consegue levantar tais objetos sem partir, como a algumas questões "físicas" por conta da magia mesmo.

Já no seriado Smallville isso não acontece, o que o Clark danifica de coisas não é brincadeira, por isso prefiro a versão “smallviliana” da boa e velha SUPER FORÇA, e que todos em troca de serem salvos fiquem com o prejuízo de tudo quebrado.

Não podemos esquecer que alguns poderes do Clark são oriundos da “chave” e dos símbolos nas cavernas Kawatches. Outros novos surgem até ele finalmente ir até a Fortaleza da Solidão. Mas tanto nas cavernas Kawatches como na Fortaleza da solidão Clark encontra alguns objetos kryptonianos que só funcionam se usados por indivíduos com padrão genético da "terra do sol vermelho, quer dizer “ ele”.
Como exemplo vemos o primeiro episódio da quarta temporada, ele como Kal-El, invadindo o avião do Lex com uma das pedras de poder, a pedra o chama através do sinal, e ele vai voando em busca dela. Quando ele entra no avião é a pedra que sai em sua direção e não ele que tem o poder de atrair a pedra.

Nos quadrinhos existe o Erradicador , um artefato kryptoniano criado para preservar a cultura do planeta , o que vemos no seriado é que as peças da caverna talvez sejam esse artefato, que ajuda sempre Clark nas piores situações, com o intuito de preservar, o próprio Kal-El, último filho de lá.

Ainda não surgiu o “supersopro” e ele ainda não voa ( exceto quando esteve como Kal El no episódio 4.01)
SUPER SOPRO: Seus pulmões armazenam grandes quantidades de ar o que possibilitando-o ficar horas submerso na água ou no espaço. Seu sopro contém baixíssimas temperaturas e pode congelar o que estiver ao seu alcance.

Nenhum comentário:

 

smallville

superman

super homem

clark kent

kansas
krypton