· Episódio “ A eleição” (1,18)
Clark é pressionado por Pete a se candidatar nas eleições estudantis, e passa a vivenciar a experiência da chance de se tornar um líder. Mas, o “gérmen “ de liderança que habita em todos, vive praticamente latente. São poucos que sabem despertar essa qualidade e usam-na apropriadamente. Por isso é tão difícil conseguir a coesão necessária para os atributos de um bom líder.
O mais interessante, representado muito bem nesse capítulo, é que a maioria dos Líderes foram “induzidos” ou “ levados” a exercer sua liderança como uma determinante irrecusável.
Dom Pedro II, imperador do Brasil (1831-1889) ascendeu ao trono aos 5 anos de idade, após seu pai abdicar. Gandhi, Mohandas Karamchand (ou Mahatma -‘alma grande’, em sânscrito), conhecido como “Mahatma Gandhi” (1869-1948), líder nacionalista indiano, levou seu país a conquista da independência. Iniciando apenas como advogado, onde se envolveu na luta pela defesa dos direitos fundamentais dos imigrantes indianos,
Martin Luther King Jr pastor na Igreja Batista , liderou um boicote de duração de 381 dias, contra a segregação racial no ônibus. Ele, entre outros, que por circunstâncias foram levados a assumir cargos de liderança.
Lex: ... Oi, sinto muito pela eleição.
Clark: Meu pai diz que você aprende mais sobre você mesmo quando você perde.
Lex: O que você aprendeu?
Clark: Não estou destinado a ser um político. Você precisa de duas personalidades diferentes.
Lex: Você não precisa ser eleito oficialmente para mudar o mundo, Clark.
Clark: Já pensou em entrar para a política?
Lex: Algum dia, quero ser presidente. (1.18)
"Não sei o caminho do sucesso; mas o do fracasso com certeza é querer agradar a todo mundo." (John Kennedy)
domingo, 14 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário