monica burich no studio da warner bros

ESCLARECIMENTOS

Este material não fazia parte da realidade do meu momento atual, tornou-se aos poucos um grande sonho, que trouxe para minha vida esclarecimentos e elucidações. Por isso decidi compartilhar com outras pessoas a grande experiência que foi essa viagem a o mundo de Smallville.
Minha principal meta é apresentar um material para que os leitores tirem suas próprias idéias e deduções partindo do meu ponto de vista.
Deixo explicitamente transparente que não me julgo uma grande entendedora dos assuntos específicos de cada episódio. Mas, tenho um enorme encanto e constante interesse por esses temas. Me considero uma curiosa e uma amante insaciável de múltiplas áreas. Quero acrescentar também, que meu conhecimento e credenciais profissionais não abarcam essa gama profunda de assuntos. Para me tornar uma melhor conhecedora, apenas me deixei seduzir com o seriado Smallville e me dediquei a pesquisar cada vez mais um grande número de áreas do saber.
Para iniciar esta obra contei com a ajuda de várias pessoas que me motivaram a seguir em frente, com apoio e, sempre me preenchendo de energia, através do mais nobre dos relacionamentos: O de mestre e aluno.

domingo, 14 de setembro de 2008

QuartaTemporada - Episódio 6

· Episódio “Transferência” (4.06)
Clark começa a escutar um ruído metálico, e ao seguir o som chega até a penitenciaria onde esta Lionel Luthor. Ao chegar lá, usando sua visão de Raio X vê Lionel com um objeto pontiagudo nas mãos, prestes a encostar em Lex, podendo ser uma lâmina. Para Lex não se ferir, Clark se joga entre os dois. Lionel então usa o objeto sobre Clark. Não é nenhum tipo de faca, é uma das pedras sagradas, semelhante a pedra que Clark tomou de Lex no avião (como Kal-El). A pedra se ascende, iluminando um símbolo (o mesmo que foi tatuado nas costas de Lana). A pedra atuou como um processador de transmigração de almas e mentes, fazendo com que um ocupasse o corpo físico do outro.
Lionel agora possuindo o corpo físico de Clark Kent, saiu livremente da penitenciária, deixando Clark aprisionado no corpo de L.L.
Ao levar “Clark”(o verdadeiro L.L.) para casa, Lex percebe seu estranho comportamento, quando é questionado sobre não sentir remorso de colocar o próprio pai na prisão.
Lex- “ Desde quando é o presidente do fã Clube do meu pai?” (4.06)
“Clark” (L.L.) começa a descobrir as habilidade do dono de seu corpo, como superforça, visão de calor, e supervelocidade. Tentando resgatar seu dinheiro para sumir no corpo de Clark, Lionel enfrenta um problema de identificação de voz, sendo negada a autorização bancaria. O falso “Clark” visita Lionel (o verdadeiro C.K.) na prisão, obrigando-o dizer a senha bancaria para liberar sua fortuna, e descobre mais uma das superhabilidades, a visão de raio X, pois vê “Lionel” (C.K.) com a pedra na mão tentando reverter a transferência de almas.
Buscando um recurso de retroceder essa transfêrencia, Clark (no corpo de Lionel) pede Martha para ir visitá-lo na prisão, conseguindo convence-la de que é seu filho que está no corpo de Lionel, expressando para Martha o seu verdadeiro Eu.
Lionel consegue finalmente acessar sua conta, descobrindo que Lex sacou todo seu dinheiro. Enfurecido, vai até a mansão Luthor para obrigar Lex a devolver sua fortuna. Mesmo estando no corpo físico de Clark, Lex percebe que não é seu amigo que está ali, não se deixando enganar pelo que seus olhos viam:
Lex – “ Clark, eu lhe conheço muito bem, para saber que esse não é você falando.”
Lex identifica que é Lionel que está tentando matá-lo. Martha chega com uma Kryptonita e impede o falso “Clark” (L.L.) de assassinar Lex.
“ Lionel” (C.K. ) na prisão descobre através de Edgar seu colega de cela, como Lionel (verdadeiro) no passado conseguiu encontrar a pedra sagrada: Em uma estatueta Maya ,achada em uma ruína. Edgar explica que decifrou os códigos, pois é um matemático. “Lionel” (com a alma de Clark ) pede sua ajuda para tentar atrair o verdadeiro Lionel com seu corpo a prisão e tentar voltar a habitar seu físico verdadeiro.
Edgar liga para a fazenda Kent, deixando um recado para o falso “Clark”(Lionel Luthor) , dizendo que possui novas informações sobre a transferência de corpos. Atraído pela mensagem, o falso “Clark” vai a té a penitensiária, tentando matar o verdadeiro Clark (no corpo de Lionel). Aproveitando essa oportunidade, Clark consegue fazer a troca das almas de corpos, voltando tudo ao normal.
O verdadeiro Clark vai precisar de suas habilidades mentais para reverter o estrago feito por Lionel com sua aparência física: saindo do time de futebol, tentando beijar Chloe e Lana.
Somente duas pessoas conseguiram enxergar o verdadeiro Lionel na aparência de Clark:
Martha, ao dizer “ Algo está errado, eu posso ver nos seus olhos...” e Lex, que após a transferência ainda brinca com Clark dizendo “ Bem vindo de volta”.
Jonathan, Jason, Lana e Chloe não perceberam que não era Clark que estava naquele corpo.
Lionel descobre que ficou curado como por milagre de sua doença degenerativa de fígado, após a transferência de corpos, apesar de não se recordar do que aconteceu.
Lionel “ - ...eu não me lembro dos últimos dias, eu simplesmente sei que algo aqui dentro de mim mudou profundamente. Eu não sou mais o mesmo homem.”
Ao receber a energia especial de Clark em seu corpo, os males de Lionel foram curados, mostrando que Clark não é especial apenas por seu corpo físico, ele é especial na sua essência, sua energia está impressa em sua alma.
Vemos isso na colocação de Baruch Spinoza “ A parte divina do ser é a essência... A existência e a essência, nas criaturas humanas, diferem uma da outra...” Para Spinoza a vida pode ser de dois modos:” com uma alma unida ao corpo, e apenas corporal.” Spinoza afirma que a alma humana é imortal. Pois uma coisa incorpórea não pode destruir-se.
Por isso Clark transferiu a potência de seu ser para o corpo debilitado de Lionel. Mesmo perdendo seu envólocro físico, sua natureza singular se manteve .O organismo, é, na verdade, o instrumento material da vida, e não o âmago.
O filosofo grego Aristóteles no IV a.c. ,naquela época já falava que "que a alma é o sentido do principio da vida animal" e ainda "além disso a capacidade de viver não é do corpo que perde a alma, mas sim daquele que a possui" Na investigação aristotélica sobre a alma humana vemos a importância da alma, constituída pela potência sensitiva, para Aristóteles, existia um elemento que supera a razão. Tomás de Aquino nos fala que a matéria é apenas uma “forma” e o instrumento para as ações do agente (alma).
E Lex e Martha conseguiram enxergar além dessa forma...
Lao Tsé: "Com o barro o oleiro faz o vaso, mas este só ganha significado pelo seu interior. Assim são as coisas físicas, parecem o principal, mas o valor está na metafísica".

Nenhum comentário:

 

smallville

superman

super homem

clark kent

kansas
krypton