monica burich no studio da warner bros

ESCLARECIMENTOS

Este material não fazia parte da realidade do meu momento atual, tornou-se aos poucos um grande sonho, que trouxe para minha vida esclarecimentos e elucidações. Por isso decidi compartilhar com outras pessoas a grande experiência que foi essa viagem a o mundo de Smallville.
Minha principal meta é apresentar um material para que os leitores tirem suas próprias idéias e deduções partindo do meu ponto de vista.
Deixo explicitamente transparente que não me julgo uma grande entendedora dos assuntos específicos de cada episódio. Mas, tenho um enorme encanto e constante interesse por esses temas. Me considero uma curiosa e uma amante insaciável de múltiplas áreas. Quero acrescentar também, que meu conhecimento e credenciais profissionais não abarcam essa gama profunda de assuntos. Para me tornar uma melhor conhecedora, apenas me deixei seduzir com o seriado Smallville e me dediquei a pesquisar cada vez mais um grande número de áreas do saber.
Para iniciar esta obra contei com a ajuda de várias pessoas que me motivaram a seguir em frente, com apoio e, sempre me preenchendo de energia, através do mais nobre dos relacionamentos: O de mestre e aluno.

domingo, 14 de setembro de 2008

QuartaTemporada - Episódio 8

· Episódio “Feitiço” (4.08)
Lana compra um livro de bruxaria da Condessa Isobel Theroux que contêm símbolos iguais aos da caverna Kawatche. Ao folhear suas páginas, Lana encosta o seu dedo em um símbolo igual ao de sua tatuagem manchado com sangue da condessa, fazendo sua tatuagem brilhar. Lana recebe o espírito de Isobel, que passa a possuir seu corpo.
Lois resolve fazer uma festa surpresa para Chloe no celeiro de Clark e vai avisar Lana para ocupar Chloe enquanto cuida dos preparativos.
Ao chegar na casa de Lana, encontra ela preparando uma estranha poção. “Lana”(possuída pelo espírito de Isobel) ocupada com as busca dos ingredientes para fazer seu sortilégio, diz que não pode ficar com Chloe. Saindo em seguida para a casa de Clark para buscar uma mexe de seu cabelo. Clark percebe que Lana está um pouco diferente, mas não entende porque. “Lana” continua sua busca para completar sua receita mágica, indo até a casa de Lex para conseguir uma garrafa de vinho. Lá ela vê o manuscrito do século XIV (mapa) na biblioteca de Lex. Fazendo um feitiço, “Lana” desaparece com o mapa e faz um encantamento para deixar Lex tocando piano sem parar, infinitamente.
Com a poção pronta, vai até a floresta, desenhando o símbolo gravado nas três pedras de poder na terra, enquanto recita as palavras mágicas para concluir seu elixir encantado. Convocando Lois e Chloe para se encontrarem com ela antes da festa para fazer um brinde especial em comemoração ao aniversário de Chloe, elas tomam a infusão:
“Lana” ( Isobel) – “ Não importa quanto tempo passe, velhas amigas nunca são esquecidas”. (4.08)
Ao concluir essas palavras “Lana” trás para o corpo de Lois e Chloe o espirito das bruxas Madeleine e Briana.
“Lana” diz que agora elas poderão continuar sua busca pelas três pedras de poder, usando a memória de suas hospedeiras elas conseguirão se adaptar ao novo século. As três bruxas chegam na festa de aniversário de Chloe no celeiro da casa de Clark. Resolvem animar a festa com um pequeno feitiço, afetando a todos inclusive Clark. Com todos fora de si, Clark causa uma péssima impressão ao representante da universidade de Princeton que veio entrevista-lo.
No dia seguinte ao cair em si Clark vai pedir ajuda a Lex para intervir com o figurão de Princeton e percebe que Lex está enfeitiçado tocando piano sem conseguir parar, com seus dedos sangrando. Lex lhe diz que foi Lana que fez isso. Clark vai até casa de Lana, encontrando Jason sendo atacado por ela e arremessado da janela. “Lana” percebe que Clark não é normal ao vê-lo usando sua supervelocidade e salvando Jason. Ela marca com Clark um encontro a meia-noite no celeiro. No encontro as bruxas Isobel, Madeleine e Briana ( no corpo de Lana, Lois e Chloe) atacam Clark de várias formas e percebem que ele possui poderes especiais. “Lana” faz um encanto para sugar-lhe seu poder. Ao receber sua força “Lana” sente que Clark sabe sobre as pedras de poder e com um beijo faz Clark ressonar o local onde uma das pedras está escondida. Ela deixa Clark acorrentado e segue com suas amigas bruxas em direção a caverna para se apoderar da pedra sagrada.
Jason chegando na fazenda soltando Clark e lhe explica que as três foram possuídas por bruxas do século XIV.
Na caverna “Lana” encontra o compartimento secreto com a pedra e ao tentar pegá-la, Clark aparece e a pedra flutua para sua mão restituindo-lhe os poderes. Com sua visão de calor Clark queima o livro de feitiços, fazendo as bruxas abandonarem o corpo de suas três amigas. Elas acordam sem lembrar do que aconteceu.
Ao relatar para os seus pais o que ocorreu, Clark fica impressionado como ele também é suscetível aos efeitos da magia: Clark – “ Pai, magia existe, eu vi! E o pior é que pode me ferir...”
Lex vai conversar com Lana a respeito das novas habilidades que ela demonstrou ter. Ela se diz aliviada de tudo ter voltado as ser como era antes, graças a Clark. Apesar de agradecia a Clark, ela não compreende como ele consegue ser tão altruísta a ponto de arriscar sua vida para salvar a todos e ser tão egoísta em causar a demissão de Jason. Lex confessa que foi ele o responsável pela dispensa de Jason ( Lex começa a manifestar seu interesse secreto por Lana, motivo pelo qual Lex não se justificou com Clark no episódio “Azar”)
Lana vai agradecer a ajuda de Clark e explica para ele o motivo de sua volta de Paris, mostrando a tatuagem em seu corpo. Ao perguntar a Clark se ele sabe o que significa, ele responde apenas que viu esse desenho na caverna, e infelizmente não tem como ajudá-la.
Clark recorda a explicação de Edgar, quando estava na penitenciária, sobre o significado dessa marca, que representa água, o elemento da transformação, mas não conta nada para Lana.
Clark conheceu a força do sobrenatural, vendo Isobel com suas práticas ocultistas conseguindo alcançar não só domínio sobre os humanos e sobre ele. Clark se impressionou ao ver sua vontade submetida a poderes gerados por meio de conjurações místicas. Tomou ciência da existência da força das geometrias ocultas, até então desconhecidas.
Isobel, uma grande magista do século XIV, foi seduzida pela busca de poderio, dando início a uma peregrinação pelos tempos para conquistar sua supremacia.
Clark só conseguiu destruir Isobel após incinerar seu grimório de instruções mágicas, peça chave desse enorme enigma. Ele percebeu como eram perigosas as revelações contidas no livro, se caíssem em mãos erradas, assim também como os pantáculos (chamado por ele de símbolos) das cavernas e das pedras sagradas, carregadas de imenso poder. Isso foi o estopim para Clark cair de cabeça em sua busca.
Clark inconscientemente passou a entender o teorema de um dos maiores expoentes da corrente mágica, Aleister Crowley, em um dos Postulados Thelêmicos:
“ Todo homem e toda mulher têm um curso, dependendo em parte do indivíduo e em parte do ambiente, que é natural e necessário para cada um. Qualquer um que seja forçado a sair de seu próprio rumo, por não compreender a si mesmo ou por oposição externa, entra em conflito com a ordem universal, e sofre de acordo. “

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente sinopse!!! Pena que faltou a ilustração do símbolo na página do grimório,que " possibilitou Isobel de possuir o corpo da Lana"!

 

smallville

superman

super homem

clark kent

kansas
krypton