monica burich no studio da warner bros

ESCLARECIMENTOS

Este material não fazia parte da realidade do meu momento atual, tornou-se aos poucos um grande sonho, que trouxe para minha vida esclarecimentos e elucidações. Por isso decidi compartilhar com outras pessoas a grande experiência que foi essa viagem a o mundo de Smallville.
Minha principal meta é apresentar um material para que os leitores tirem suas próprias idéias e deduções partindo do meu ponto de vista.
Deixo explicitamente transparente que não me julgo uma grande entendedora dos assuntos específicos de cada episódio. Mas, tenho um enorme encanto e constante interesse por esses temas. Me considero uma curiosa e uma amante insaciável de múltiplas áreas. Quero acrescentar também, que meu conhecimento e credenciais profissionais não abarcam essa gama profunda de assuntos. Para me tornar uma melhor conhecedora, apenas me deixei seduzir com o seriado Smallville e me dediquei a pesquisar cada vez mais um grande número de áreas do saber.
Para iniciar esta obra contei com a ajuda de várias pessoas que me motivaram a seguir em frente, com apoio e, sempre me preenchendo de energia, através do mais nobre dos relacionamentos: O de mestre e aluno.

domingo, 14 de setembro de 2008

QuartaTemporada - Episódio 7

· Episódio “Azar” (4.07)
Clark está como beque do time dos Crows, de Smallville. Na hora do jogo Chloe procura um corretor, Mxyzptlk para apostar no time do seu colégio. Mxyzptlk (MK) alerta Chloe sobre seu pressentimento em relação ao beque deles, que poderá fazer o time perder.
Chloe- “ Por mais que eu odeie, nunca aposto contra Clark Kent.” (4.07)
Durante o jogo “ MK” comanda à distância para Clark tropeçar, Clark perde o controle e realmente tropeça. Mesmo caindo, Clark marca o ponto ganhando a partida. Mas o seu desequilíbrio fez Clark acertar um jogador no campo, que quebrou a Clavícula. Isso levanta suspeitas do técnico sobre Clark, fazendo Jason questionar se Clark usa algum tipo de esteróides.
Ao pagar o prêmio de Chloe, “MK” descobre que ela é jornalista e tenta persuadi-la a não publicar uma matéria sobre as apostas. Chloe percebe que ele quer convencê-la a não fazer o artigo.
Mxyzptlk – “ Acho que você não me entendeu Chloe, eu sempre consigo o que quero...”
Mostrando para Chloe qual é o seu método tão persuasivo, comanda Chloe para beijá-lo, elas não consegue deixar de obedecer sua ordem, beijando-lhe
Mxyzptlk – “Estou eu, lhe pedindo gentilmente. Irá esquecer esse artigo, querendo, ou não.”
Após o incidente com o jogador no campo Jonathan quer que Clark abandone o futebol. Clark não aceita a imposição de seu pai, achando que já é responsável o suficiente para tomara suas próprias decisões. Ele sabe que é capaz de controlar suas habilidades, é consciente de que algo estranho lhe afetou, impedindo que ele controlasse suas pernas.
Martha – “...Você perguntou ao seu pai se já havia tropeçado antes... nunca! Não sem kriptonita.
Eu estava tão excitada, para vê-lo ter uma chance de ser igual à todos os outros, que esqueci por um momento, que você não é. Eu não imaginei nada quando tropeçou, mas você nunca teve incidentes como outros garotos.
Algo aconteceu com você lá e se você realmente quer jogar no Sábado precisa descobrir o que foi.”
Decidido a descobrir o que lhe afetou, Clark vai ao jornal “Tocha” rever o vídeo do jogo para conseguir encontrar alguma pista do que pode ter causado sua perda de controle. Chloe diz que foi Mxyzptlk, ele é um tipo de controlador de desejos, que faz das pessoas suas marionetes. Fazendo uma pesquisa juntos Chloe e Clark descobrem que seu nome foi invertido KLTPZYXM, para acabar com o estigma que sua família carregava sobre uma maldição. Conta uma lenda na região “Piatore nos Balcãs” que uma linhagem de humanos consegue controlar a sorte. Essa estirpe foi perseguida e desde então tentam se ocultar. De acordo com a lenda, a única coisa que consegue deter esses “dominadores de mentes” foi uma praga de gafanhotos.
Clark procura Lex para mandar o rapaz de volta para sua cidade, já que é a Luthorcorp que financia sua bolsa de estudos, alegando que as atividades de corretor de jogos prejudica a imagem da Empresa.
Lex se vê obrigado a deportar o rapaz. Mxyzptlk garante provar o potencial que Lionel viu nele, caso Lex o mantenha no país.
Mxyzptlk descobrindo que foi Clark quem o dedurou para Lex, ameaça Clark sobre o jogo da final.
Para tentar impedir Mxyzptlk, Chloe encontra um aparelho de seu tio, um emissor de ondas semelhantes a da freqüência dos sons que são produzidos pelos gafanhotos, pois acha que ele pode operar na mesma freqüência , como ondas de rádio que podem abala-lo.
Quando Clark está saindo do vestuário para entrar em Campo, Jonathan tenta mais uma vez impedi-lo de jogar.Clark – “ Pai, sei que não concorda comigo, mas às vezes ter responsabilidade significa ter fé e acreditar em si mesmo para fazer certas escolhas difíceis.
Jonathan - E também significa estar preparado para as conseqüências.
Clark - À cada aperto de mão, cada abraço, a cada momento que estou naquele campo eu tomo a consciente
decisão de cair em campo quando eles me encostam para eles não saírem machucados. Não importa o quanto tente, você nunca entenderá isso. É por isso que essa é a minha decisão, e não a sua.”
Chloe instala o equipamento na sala de som do estádio, para transmitir o ruído (inaudível para os humanos e só perceptível para Mxyzptlk ) pelas caixas de som. Mxyzptlk percebendo que o som vem dos auto-falantes, vai até a sala de som, capturando Chloe. Ele vai a té o campo e avisa para Clark que se ele não perder o jogo, Chloe morrerá. Usando sua visão de Raio X localiza Chloe e com sua supervelocidade sai do campo solta Chloe, toma a faca da mão de Mxyzptlk e o joga longe. Voltando ao campo a tempo, consegue marcar o ponto da vitória. Mxyzptlk vai preso, mas Lex consegue libertá-lo para mantê-lo em um andar secreto da LuthorCorp, pois apesar da perda momentânea dos seus talentos, Lex acredita que ainda irá recuperá-los.
Mxyzptlk - Se sabia dos meus poderes, porque apostou contra mim?
Lex- Eu não apostei contra você, eu apostei em Clark Kent.
Com a vitória Clark recebe uma oferta de bolsa para a Universidade de Metrópolis, graças a presença dos olheiros que Jason chamou para assistir o jogo. Ao procurá-lo na escola, Lana lhe diz que Jason foi mandado embora, dando a entender que foi por causa de Clark.
Clark sabendo que os únicos cientes do caso de Lana com Jason era ele e Lex, pede explicações a Lex por ter denunciado Jason, sem entender porque ele fez isso. Lex não responde...
Motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades por suas escolhas e ações, Clark enfrenta seu pai que foi extremamente severo com ele, mesmo sabendo que implicaria em grandes riscos. Ele se sente plenamente pronto a encará-los de frente, com convicção, dando um passo à frente. Está dando um salto qualitativo ao mostrar que não quer colocar suas decisões na mão de seus pais.
Clark deu um impulso decisivo com este inadiável ato, em bases concretas e adequadas aos novos rumos que decidiu tomar, mostrando seu forte senso de independência e de compromisso para com a utilização de seus dons.
Clark vem polindo com censuras justas suas atitudes, crescendo de modo consistente vem empenhado esforços para consolidação do seu caminho, estando prestes a alcançá-lo com toda plenitude.
“ A maior de todas as coragens é assumir responsabilidades.” (Gustavo Barroso)

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse era um dos meus episódios favoritos eu ainda tenho algumas cenas dentro da minha cabeça.

 

smallville

superman

super homem

clark kent

kansas
krypton