monica burich no studio da warner bros

ESCLARECIMENTOS

Este material não fazia parte da realidade do meu momento atual, tornou-se aos poucos um grande sonho, que trouxe para minha vida esclarecimentos e elucidações. Por isso decidi compartilhar com outras pessoas a grande experiência que foi essa viagem a o mundo de Smallville.
Minha principal meta é apresentar um material para que os leitores tirem suas próprias idéias e deduções partindo do meu ponto de vista.
Deixo explicitamente transparente que não me julgo uma grande entendedora dos assuntos específicos de cada episódio. Mas, tenho um enorme encanto e constante interesse por esses temas. Me considero uma curiosa e uma amante insaciável de múltiplas áreas. Quero acrescentar também, que meu conhecimento e credenciais profissionais não abarcam essa gama profunda de assuntos. Para me tornar uma melhor conhecedora, apenas me deixei seduzir com o seriado Smallville e me dediquei a pesquisar cada vez mais um grande número de áreas do saber.
Para iniciar esta obra contei com a ajuda de várias pessoas que me motivaram a seguir em frente, com apoio e, sempre me preenchendo de energia, através do mais nobre dos relacionamentos: O de mestre e aluno.

domingo, 14 de setembro de 2008

Terceira Temporada - Episódio 20

· Episódio “Talismã” (3.20)
Lionel descobre um artefato nas cavernas Kawatches, “Palak”. Ele chama o Professor Willowbrook para fazer um estudo tipológico do artefato encontrado, já que ele é um dos poucos que trabalha com pesquisas desse gênero.
O professor chega acompanhado de Jeremiah Holdsclaw, seu aluno e futuro líder do povo Kawatche. Jeremiah pede a Lionel para levar a peça sagrada para estudos no museu mas, Lionel não permite, para evitar que seu acervo seja saqueado. Jeremiah toma o artefato, quebra seu envoltório, liberando o punhal, ficando com os mesmos superpoderes de Clark, desaparecendo com ‘ Palak”.
Professor Willowbrook procura Clark, avisando que seu destino foi revelado, conforme a profecia:
Conta-lhe sobre a descoberta desse pequeno objeto, “Palak”, conhecido como a Lâmina das estrelas, desaparecida a 500 anos. Conforme a lenda, ela irá brilhar sobre Sageeth, para Naman identificar e destruir seu maior inimigo. Clark começa a perceber que pode haver um indício de veracidade, ao perceber que Jeremiah adquiriu superpoderes. A historia Kawatche conta que poderes suprahumanos seriam dados ao que iria proteger o punhal, até ele ser entregue a Naman.
Lionel considerando as evidências da descoberta, procura o professor para obrigar Jeremiah a lhe devolver a lâmina.
Lionel – “ ... eu já desconfiava há algum tempo, que existiam seres especiais capazes de façanhas assim. Agora sei que estava certo”. (3.20)
Professor Willowbrook explica-lhe que a lâmina não lhe pertence, e caso a pessoa errada (Sageeth) pegue o punhal, ele se desintegrará, pois Sageeth é o Arauto das trevas.
O professor diz que somente Clark pode deter Jeremiah, pois ele é Naman.
Prof. – “ Aquele que nega seu destino pode fazê-lo sofrer tanto quanto seu maior inimigo.”
Decidido a colaborar, Clark vai até a universidade, encontrando a sala de Jeremiah revirada, com um símbolo pintado na persiana. O desenho é o mapa do lugar de “descanso”, o cemitério onde os velhos Kawatches praticam seu ritual de morte. Clark e o professor vão ao local do desenho, encontrando Jeremiah, ele acha que é Naman. O professor lhe diz que ele, Jeremiah, interpretou a lenda errado. Clark fala que Jeremiah está se deixando corromper pelo poder da lâmina. Jeremiah não escuta, dizendo que irá matar Sageeth.
Clark se sente confuso, o professor Willowbrook diz que ele é Naman, Jor-El que ele é um guerreiro Kryptoniano e ele só quer ser Clark Kent. De qualquer forma, precisa proteger Lionel, mas não sabe como tirar a lâmina de Jeremiah. Jonathan sugere que talvez Jeremiah tenha o mesmo ponto fraco de Clark, a Kryptonita.
Clark pede ao professor para enviar um recado pela tribo para Jeremiah, que vai ao encontro de Clark. A tentativa de enfraquecê-lo com a Krytonita não deu certo e Clark se fere gravemente quando Jeremiah atravessa o punhal em seu abdômen, pois a lâmina é feita de metal Krytoniano.
Ao ver Clark caído sangrando, Jonathan coloca suas mãos sobre o corte para tentar estancar a hemorragia e, de suas mãos surgem raios dourado luminosos que envolvem Clark curando o ferimento.
Clark – “ você salvou minha vida.
Jonathan – Eu não salvei sua vida, filho. Eu fui apenas um instrumento, o condutor.”
Jeremiah captura Lionel, Clark sai para salvá-lo. Ao se deparar com Jeremiah, Clark trava com ele uma briga digna de Titãs e num choque com Clark Jeremiah deixa cair o punhal e desfalece.
Palak cai na pedra onde Lionel estava sendo desamarrado por Lex, ambos tentam pegá-la e ela se desintegra.
Clark percebe que toda profecia se realizou, a lâmina brilhou e se transformou em pó, quando um deles a tocou., ou seja, Lionel ou Lex será o seu maior inimigo.
Clark – “ ... não preciso da lâmina para saber que Lionel Luthor é uma má pessoa.”
Martha – “ se vai acreditar nessa lenda, precisa encarar o fato que pode ser Lex...”
Clark – “ Ainda não estou pronto para isso...”
Jonathan – “ Clark, os Kawatches pensam que você é o salvador. Jor-El deseja que seja um conquistador.
Com ou sem lâmina não pode deixar que lhe digam o que deve ser.
Clark – “ Em que acredita que me transformarei?
Jonathan – “ Não sei. Poderia ser o maior dos heróis, ou o mais simples dos homens. A única pessoa que pode escrever esta história ...é você.
Lex procura Clark para falar sobre a lenda Kawatche:
Lex- “ Sabe, andei pensando muito nesta profecia. Tenho uma nova interpretação, quer escutar?
Clark - Claro!
Lex – “...Este Naman, provavelmente vindo das estrelas, tem o poder de 10 homens e lança fogo pelos olhos, certo?
Clark - Isto é um conto, Lex.
Lex - Eu sei. Mas se uma pessoa puder fazer isto tudo, ele seria um inimigo formidável. Poderia conquistar o mundo. Poderia transformar-se num tirano sem que ninguém o impedisse. Isso me fez pensar... Qualquer um que se dispusesse a enfrentá-lo teria que ser muito corajoso. Clark, nunca veio a você que o herói desta história seja Sageeth?
Clark está em conflito, perante a escolha de se posicionar na vida, em um duelo interno. Ele sabe que é predestinado a fazer algo, mas algo realmente válido, algo maior, que talvez supere tudo que ele já imaginou.
Dialogando com o Professor Willowbrook, Clark refletia para descobrir seu próprio caminho e, através dos desequilíbrios próprios de quem recebe uma avalanche de informações, acoplou mais dados em sua busca.
Ao se confrontar com Jeremiah, Clark viu claramente como os humanos facilmente se desvirtuam quando tem poder, sendo capaz de despertar cobiça, ganância e todo tipo de perversão. Seu próprio pai, Jonathan lhe disse que no curto período de tempo que teve seus poderes foi “tentador”. “ Avaritia est radix omnium malorum” ( A cobiça é a raiz de todos os males)
Foi importante Clark enfrentar um inimigo com poderes como ele, mas com caráter completamente antagônico ao seu, mostrando que Jeremiah não era digno de ser o ‘Naman” .
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)
Jeremiah, usando de violência, mostrando o que ele era capaz de fazer ao seu semelhante, provou nitidamente a Clark o tipo de homem que ele não quer ser.
“ ... desejo ainda que você tenha inimigos: nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas...” (Victor Hugo)

Nenhum comentário:

 

smallville

superman

super homem

clark kent

kansas
krypton