monica burich no studio da warner bros

ESCLARECIMENTOS

Este material não fazia parte da realidade do meu momento atual, tornou-se aos poucos um grande sonho, que trouxe para minha vida esclarecimentos e elucidações. Por isso decidi compartilhar com outras pessoas a grande experiência que foi essa viagem a o mundo de Smallville.
Minha principal meta é apresentar um material para que os leitores tirem suas próprias idéias e deduções partindo do meu ponto de vista.
Deixo explicitamente transparente que não me julgo uma grande entendedora dos assuntos específicos de cada episódio. Mas, tenho um enorme encanto e constante interesse por esses temas. Me considero uma curiosa e uma amante insaciável de múltiplas áreas. Quero acrescentar também, que meu conhecimento e credenciais profissionais não abarcam essa gama profunda de assuntos. Para me tornar uma melhor conhecedora, apenas me deixei seduzir com o seriado Smallville e me dediquei a pesquisar cada vez mais um grande número de áreas do saber.
Para iniciar esta obra contei com a ajuda de várias pessoas que me motivaram a seguir em frente, com apoio e, sempre me preenchendo de energia, através do mais nobre dos relacionamentos: O de mestre e aluno.

domingo, 14 de setembro de 2008

QuartaTemporada - Episódio 15

· Episódio “Sacred / O que é Sagrado” (4.15)
Para entender esse Episódio, é preciso rever alguns acontecimentos anteriores:
- Clark cumpriu sua promessa a Edgar, seu companheiro de cela quando sua alma estava no corpo de Lionel: conseguiu libertá-lo com a ajuda de Lex. Ao sair da penitenciária, Edgar era aguardado por Brigithe Crosby (Auxiliar do Dr. Swan). Edgar lhe entregou a pedra do poder com o símbolo “água ”, a marca do túmulo da Condessa Isobel e da tatuagem de Lana, que foi encontrada dentro de uma estatueta Maya, deusa da chuva.
- Quando Clark (Como Kal-El) voltou de seu exílio, pegou a pedra que estava com Lex no avião, voltando do Egito. Essa pedra sagrada quer dizer “fogo” e estava dentro da estatueta Egípcia de um deus com cara de ave (que poderia ser Horus ou Thoot).

- Faltava descobrir o paradeiro da 3º pedra, que só será encontrada nesse capítulo (4.15), simbolizando “Ar”.



- Foi Edgar quem contou a Clark pela primeira vez a lenda da existência das três pedras sagradas que unidas trariam uma sabedoria tão grande que ultrapassava o conhecimento existente nesse mundo.
- Lana de início não revelou a ninguém sobre surgimento misterioso de sua tatuagem em Paris. Só veio contar a Jason no Episódio 4.05, levando-o até as cavernas Kawatches, mostrando na parede da caverna a mesma marca que foi tatuada nela. Lana inicia pesquisas sobre a vida de Isobel Thourex, conseguindo adquirir o seu antigo livro de feitiços. Ao folhear o livro encontra uma página com o desenho de um triângulo ( com suas três linhas representando passado, presente e futuro) dois círculos, (sendo o primeiro utilizado para preservar o poder mágico e o segundo retratando a eternidade do tempo, pois o circulo é uma linha continua sem inicio, meio ou fim). Isso tudo sob o “olho místico”, que concederia a clarividência.
- Lana precisou encostar seu dedo no símbolo desenhado na folha do livro com o sangue de Isobel. A energia de vida de suas mãos ao contato com o sangue da mesma Estirpe de Isobel desencadeou um processo de sucessivas possessões de Isobel no corpo de Lana. O símbolo que a trouxe foi “água” (transmutação).
- Lana possuída por Isobel descobriu o mapa da localização de uma das pedras sagradas na casa de Lex, desmaterializando-o da sala da mansão. Percebendo que ele também estava a caça das pedras sagradas.
- Isobel faz o símbolo das três pedras sagradas no solo para trazer o espirito das bruxas Brianna e Madelyn.
- Isobel conseguiu através de sua magia sugar o poder de Clark. A energia saiu de seu abdômen, pelo chackra do plexo solar, ligado a poder pessoal, chakra que armazena as energias místicas.
- O livro de feitiço de Isobel mostra um desenho com a união das três pedras sagradas.
- Quando Clark queima o livro de encantamentos consegue livrar Lana, Chloe e Lois da possessão dos espíritos das bruxas.
- Lana percebe que existe algo de muito estranho com a mãe de Jason (Genevive), ao sonhar com ela vivendo no século XVI, como uma Duquesa que conheceu Isobel. Logo depois do sonho Lana conhece Genevive, que tenta dominar Jason para algum interesse escuso. Sem conseguir a colaboração de Jason, Genevive consegue inverter a sentença de Lionel Luthor e libertá-lo, para colaborar com sua busca obstinada para encontrar as pedras sagradas.
- Jason abandona Lana por não querer envolvê-la nessa busca insana das pedras. Se sentindo culpado por tudo que está acontecendo a ela, já que foi a mando de sua mãe que ele a levou até a igreja, onde estava o túmulo de Isobel e tudo começou a acontecer na vida de Lana (a possessão, a tatuagem, as 12 horas perdidas, etc).
- Lex ao perceber o interesse de Gegnevive em Lana Lang contrata Jason para trabalhar para ele fornecendo-lhe informações. Após um levantamento da vida de Genevive, Lex descobre que a mãe de Jason vive em função de expedições a lugares remotos do planeta, perseguindo esse “pote de ouro atrás do arco-íris”.
- Lex conta para Lana que o encontro dela com Jason foi arranjado por Genevive, com o propósito de se aproximar de Isobel, sabendo ser ela sua antepassada rebelde.
- Após Genevive confirmar suas suspeitas da descendência de Lana e conseguir as pistas que lhe interessavam, tenta obrigar Jason a abandoná-la, devido a promessa da Condessa Margueritte Isabell Thoreaux: se vingar de todos os sucessores de Gertrude. Genevive e Jason são seus descendentes, e seu filho esta apaixonado pela garota que poderá matar sua família.
- Chloe pesquisa para Lana a árvore genealógica de Jason , descobrindo que a família Teague veio de uma cidade chamada “Castelnau de Montmiral” , a mesma cidade dos predecessores de Lana e de Isaboll Thoreaux, e foi a avó de Genevive quem transportou a tumba de Isobel para Paris.
- Lionel acessando as informações secretas de Lex, descobre que seu filho tinha cópia do mapa que Isobel fez desaparecer. Ele entrega uma duplicata do mapa para Jason, estigando-o a procurar as pedras e levá-lo até ela.

O Episódio
Clark recebe uma encomenda de Dr. Swan, na mesma hora em que Jonathan escuta no noticiário o aviso da morte do bilionário Virgil Swan. Clark abalado com seu falecimento, lê a mensagem deixada para ele:
“Kal-El, queria ter continuado essa jornada com você. Agora, deve ser guiado pelo seu pai. Se eu o distanciei demais disso por muito tempo, me perdoe. Jor-El o mandou aqui para uma missão. Ele é o único que o ajudará a terminá-la. Estou te devolvendo uma coisa que lhe pertence. Eu sei que irá te guiar para o seu destino.”
Martha sentindo o abalo de seu filho, relembra o quanto Dr. Swan consegui-lhe ensinar, ele deve ser agradecido por isso, como dizia Einstein "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." Junto ao bilhete, Clark encontra a chave octagonal, que estava com Dr. Swan desde que ela passou por um portal na caverna. Clark vai com a chave até a caverna Kawatche e entrando no compartimento secreto, insere a chave na fenda no centro da mesa em formato de mandala, escutando uma mensagem de Jor- El:
Jor- El - “Sabia que retornaria, meu filho... você é o último sobrevivente de uma civilização extraordinária...
Clark - Tal civilização que destruiu a si mesma.
Jor- El - Assim será a sua, se continuar a recusar a sua missão. O conhecimento de nossa civilização foi direcionado para 3 pedras. Separadas e escondidas nos extremos do mundo. Ganância levará outros a procura delas. Se os humanos as juntarem antes de você, eles não conseguirão segurar a tentação e levarão o mundo para a guerra. E para a destruição total da Terra. Você deve encontrar as outras 2 pedras. O destino do mundo está em suas mãos, Kal-El.”
Enquanto Clark avalia se irá iniciar essa romagem em busca das pedras, Jason já esta na China, seguindo as pistas do mapa fornecido por Lionel. Lex o segue, indo para Shangai atrás dele.
Lana não conseguindo ligara para o celular de seu namorado, vai até a mansão Luthor saber notícias de Jason através de Lex, seu novo patrão. Para seu espanto, descobre através de Lionel que Lex e Jason foram para a China, com a pretensão de encontrarem a pedra através das informações que tiveram de Isobel.
Lionel – “ Eu imagino que a recepção na China deva ser ruim. Lex está em Shangai. E se fosse para adivinhar, eu diria que seu namorado está lá com ele. Me desculpe. Achei que Jason contara o que está acontecendo. Levando em conta que você surgiu no meio de tudo isso. Você deve saber, Srta. Lang, como Jason e Lex estão loucos estudando a Isobel Theroux, a sua ancestral rebelde... O julgamento de Isabel foi realizado por Gertrude, que tinha uma obsessão em achar 3 pedrinhas. Ela mandou barcos para todos os cantos do mundo, mas a única coisa que descobriram foi esse mapa, de algum lugar da China... O mapa nunca chegou na mão de Gertrude. Isobel roubou o documento e o escondeu. Gertrude mandou a jovem ladra ser executada. Isobel estava procurando as pedras também. E ela está trabalhando dentro de você, usando você como isca. Dei uma cópia do mapa para Jason. Não me surpreende que ele não lhe disse isso. Sua ligação com Isobel pode não ser um segredo para você, mas você sabe que Jason é descendente direto da Duquesa Gertrude?
Lana decide ir atrás das pedras sagradas também. Lionel sede o jato da Luthorcorp para ela ir com Clark para China. Em Shangai, eles encontram uma professora (Sen) para auxiliá-los com o idioma mandarim e levá-los até o templo, o único na China que possui aqueles símbolos, iguais as mensagens kryptonianas.
Prof. Sen – “Pelo menos neste continente ele é o único. Toda a parte do templo é mística. Existe um mito dizendo que um poderoso deus veio de outro mundo e escondeu um tesouro lá. O deus só nos deixou um mapa. Mas o mapa foi roubado séculos atrás por bandidos europeus. Pelo o que sabemos, eles nunca encontraram o tesouro.”
Jason e Lex foram capturados por uma guarda secreta chinesa e enclausurados em uma cela com símbolos kryptonianos nas paredes. Ambos são torturados para confessarem o que sabem a respeito das pedras sagradas.
Ao chegar no templo Clark utilizando sua visão de raio X descobrindo uma sala secreta, guardando o mapa original. Ao afastar a pedra que encobria o local, Clark percebe a existência de uma estátua com olhos de Kryptonita, fazendo ele cair enfraquecido. Sendo encontrado no chão, Clark é levado até a sala das torturas, recuperando-se aos poucos consegue se livrar dos guardas chineses, saindo a procura de Lana.
A guarda do templo pega Lana e a professora. A professora Sen é morta, mas a vida de Lana é poupada ao verem sua tatuagem com símbolos do templo. Lana é levada para ser submetida a torturas com choques elétricos. O impacto causado pelos solavancos elétricos ocasionaram o surgimento do fenômeno de simbiose com o espirito de Isobel. Isobel agora possuindo o corpo de Lana, usa de magia, se soltando e arremessa os policiais longe.
Isobel – “ Vocês achariam que eu deixaria algo acontecer ao corpo que eu possuo?”
Clark encontra Lana sem saber que estava possuída pelo espirito de Isobel, sendo atingido por um de seus feitiços, por ainda estar fraco. Isobel sai para pegar a pedra, enquanto Clark solta Lex e Jason. Ao mostrar para eles o compartimento que encontrou, Jason percebe que não é um mapa e sim o desenho do templo visto de perto de uma árvore.
Isobel conjurando algumas palavras em latim, faz surgir no solo o símbolo da pedra que faltava, do elemento “ar”. O chão se abre, expulsão da terra a estatueta de um cavalo. Isobel quebra a estatueta encontrando a pedra de poder. Ao libertar a pedra ela emite um ruído metálico, audível somente a Clark, é o chamado para ele. Clark chegando com a sua supervelocidade e habilidade, toma a pedra de Isobel. Os dois travam uma luta:
Isobel – “ Ninguém se sacrificou tanto quanto a mim por essas pedras.
Clark - Elas não pertencem a você.
Isobel - Acha que foram feitas para você? Foram deixadas para ninguém. O deus desse templo escondeu-a
para o seu retorno.”
Em um momento do confronto que ambos tocam a pedra juntos, surge uma enorme energia que joga os dois longe. Clark percebe que Lana voltou a si e vai socorre-la. Jason e Lex aparecem ao escutar o barulho. A pedra desaparece, um deles a pegou.
De volta a Smallville Lana vai conversar com Clark, dizendo achar que só conseguirá se livrar do espirito de Isobel depois que encontrar as pedras.
Clark - Sei que elas vão parar nas mãos certas.
Lana - Espero que sim, porque agora eu pareço ser uma misteriosa peça do quebra-cabeça, no qual eu nunca entendi.
Clark - Talvez não seja para entender agora. Acho que nossas vidas não são tão ao acaso como pensamos.
Lex culpa Lionel pelo fracasso da viagem. Lionel diz que não teve nada a ver com isso, pois já abandonou sua busca pelas pedras. Ele avisa que seu filho está indo por um caminho complicado :
Lionel - E você fará coisas piores para achar as pedras. Você tem um desejo incontrolável para achar todas as respostas, filho. Mas a sua busca pelas pedras fez você ter sua própria Torre de Babel.
Lex - Não estou tentando me aproximar de Deus, pai. Estou tentado resolver os enigmas que ele me deixou.
Lionel - E tem alguma razão por não conseguir nenhuma resposta...
Lex - Para nos desafiar?
Lionel - Ou talvez para nos humildar. Conhecimento vem em achar as respostas sim, mas entender o que as respostas significam é o que trará sabedoria. Os homens que não entenderam a diferença arruinaram as maiores civilizações do mundo.
Lex - É por isso que parou de procurar as pedras? Porque tem medo?
Lionel - Não, eu parei porque eu percebi mesmo que achasse as 3 pedras, não iria achar o que realmente estava procurando. E nem você.
Jason vai até a casa de Lana pedir desculpas por ter mentido para ela, e como prova de sua fidelidade, entrega-lhe a pedra do poder. Ele pegou a pedra quando Lana e Clark foram jogados longe, sem que ninguém visse.
Clark conta a seus pais que esteve com a pedra em suas mãos e a deixou escapar, ficando com a dúvida se realmente a pedra é para ele, pois estava sendo guardada em volta de Kryptonita. Sinal, de quem a escondeu sabia que alguém vulnerável ao mineral viria buscá-la:
Martha - Eu não entendo. Se as pedras são intencionadas para você, porque havia kryptonita lá?
Clark - Isso me faz pensar se são mesmo feitas para mim... Agora, temos outro problema. Antes de morrer, Dr. Swann me mandou um último e-mail. Ele disse que procurava as pedras por anos, mesmo com vastos recursos e sua disposição, ele falhou. Eu era sua última esperança. Por isso ele pediu que a Dra. Crosby me desse a pedra que ele encontrou.
Martha - Que pedra?
Clark - Aí que está!. Liguei para todos os seus números. Estão fora de serviço. Ninguém alega conhecê-la. É como se ela nunca existisse.
A morte sempre traz com ela muitas reflexões...
O espirito de Dr. Swan se libertou e pôde voar livre no Universo que ele tanto amou. Mas, os ensinamentos que deixou a Clark para sempre ficarão impregnados em sua memória. A melhor forma que Clark encontrou para provar que os caminhos apontados por ele não foram abandonados e ao mesmo tempo lhe prestar uma homenagem, foi ir até a caverna olhar as mensagem que Dr. Swan ajudou Clark a entender. Ver novamente os criptogramas, promoveram uma catarse na emoção que ele sentiu com sua partida e fez lembrar da importância de sua jornada.
“ Se eu pudesse deixar algum presente a você deixaria... a consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora... a capacidade de escolher novos rumos... deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho, além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar uma saída.” (Mahatma Gandhi)
A missão conferida a Clark por Jor-El precisa ser cumprida à risca e, até na hora da sua derradeira partida, Dr.Swan fez questão de recordar a importância de seu dever, como um jogo cósmico, que após passar por todos os testes, fará Clark luzir cada vez mais, sempre com maior brilho. Seus ensinamentos vieram como um vendaval incontrolável, tempestades de palavras em forma de cascata, que para sempre serão lembradas...
“ ... Em sua vida estrita e disciplinada, encontrei um Mestre amável e preocupado, que transformou minha vida na de um verdadeiro buscador". (Paramahansa Hariharananda)
Dr. Swan apontou o caminho para Clark, mas chegou sua hora de seguir em conta própria.
Clark aceita o desafio, pois encara que a maior beleza de um direito é a escolha de exercê-lo ou não. Clark decidiu desempenhar seu papel, para não apenas existir, mas desempenhar uma grande função , pois sabe que terá uma contribuição a oferecer ao mundo. As palavras de Dr. Virgil Swan pareceram ajudar a resgatar sua verdadeira força: “Kal- El, você deve escrever seu próprio destino”, pois o verdadeiro sucesso não é chegar a um destino, mas a própria jornada. Passando a experimentar facetas de si mesmo que estiveram fora do seu alcance, optando em dar importantes passos no caminho do seu autodesenvolvimento. Foi sua escolha até então ignorar as mensagens de Jor-El e que fizeram -no parecer o “velho Clark” de sempre e que o trouxeram para onde ele está hoje, tentando viver sua vida pacata de fazendeiro. Querendo acreditar que poderia ter uma vida normal, decidiu jogar futebol e viver como seus amigos, mas acabou aceitando a verdade de que ele não é normal. Mas as escolhas que ele fará a partir de agora, iram determinar o rumo de sua vida, que podem levá-lo para um propósito maior. Como disse Napoleõ Bonaparte “ Fui chamado para mudar a face do mundo.” E Clark aceitou esse chamado.

Nenhum comentário:

 

smallville

superman

super homem

clark kent

kansas
krypton